A construção de poços é a forma mais fácil de se obter uma fonte confiável e constante de água potável, além de se obter água para outros usos. Para isso, é importante que as características originais, ou seja, aquelas presentes logo no início do seu funcionamento, sejam renovadas, ai entra a Limpeza de Poço e todas as suas etapas.
A importância em se realizar a manutenção e limpeza do seu poço está na renovação das características originais presentes logo no início do seu funcionamento, que além de garantir a melhor qualidade de água, serve também para prolongar a vida útil dos aparelhos constituintes, como os tubos de transmissão e até mesmo a bomba d’água.
Os procedimentos de limpeza de poço, que compreendem a desinfecção, onde são removidas incrustações e materiais acumulados nos filtros, podem ser resumidos nas seguintes etapas:
1 – Inicialmente realiza-se um bombeamento, em um regime intermitente (intervalos de 30 por 10 minutos), com um compressor, o qual proporcionará a remoção de partículas mais grossas do interior do poço (deixando a água límpida e substancialmente isenta de areia).
2 – Em seguida, insere-se um agente desinfetante, como o Hipoclorito de sódio ou o HEXA T. Nessa etapa, desliga-se a bomba e deixa o poço em repouso por um período de, pelo menos, 12 horas;
3 – Concluída a etapa anterior, bombeia-se continuamente até da retirada total agente utilizado.
A limpeza do seu poço, tanto por métodos químicos, quanto por métodos mecânicos, deve ser feita por profissionais certificados da área, que empregam equipamentos e normas de boa procedência.
Com qual frequência se deve realizar a limpeza de poço?
A frequência da limpeza de um poço artesiano é controlada principalmente pela sua idade e tempo de uso. Sendo que, normalmente, a limpeza deve ser feita a cada seis meses ou, no mínimo, uma vez por ano.
No caso de ser um poço mais velho e que já possua um longo histórico de uso, a frequência de limpeza do poço deve ser bem menor do que seis meses, a fim de garantir sua integridade e a qualidade da água através de uma limpeza preventiva e corretiva.
Lembre-se: a sujeira que pode se acumular nos poços pode prejudicar, de forma irreparável, a funcionalidade, o fluxo e o bombeamento da água.